sexta-feira, 24 de julho de 2009

É ESSENCIAL FAZER SOBRE ONTEM À NOITE ACONTECER ABSOLUTO































ESSENCIAL ABSOLUTO-1999

Os jovens revolucionários do final do século passado na Rússia, foram todos influenciados pelos personagens de "Que fazer?", romance de Tchernichévski em que modernos casais que viviam unidos solidariamente ocupavam a cena, sem reivindicar direitos conjugais e buscando soluções criativas para as dificuldades das relações humanas.
O espetáculo fala dessas possibilidades no final dsse século. Desenha uma impressão coreográfica das sensações do ser humano.A referência estática do movimento é trocada pela intenção do gesto. A sensação passa a guiar o movimento a partir do uso de "vetores de força" contido nos ossos usados para a sustentação muscular e criação.
Do ponto de vista do movimento, isso torna o espetáculo sempre diferente e único, resultando numa estética que varia de acordo com o momento de quem dança.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

WORKSHOP COM AROLDO FERNANDES /HIS




O Grupo His-Contemporâneo de Dança realizará nos dias 18, 20 e 21 de agosto de 2009 das 18h30min às 21h30min no Two Heads Institut, um Workshop com o dançarino e coreógrafo Aroldo Fernandes
O Curso tem por objetivo introduzir conceitos básicos da técnica Release Technique colocando ênfase em minimizar a tensão nas articulações e músculos na busca de clareza e fluidez, além de um uso eficiente da energia e da respiração. O curso ainda visa utilizar as Tecnologias de Improvisação do método Forsythe reconhecendo-as como ferramentas de investigação do movimento e sua relação com a performance e desenvolver material de movimento individual facilitado através de explorações criativas.
Aroldo Fernandes é um dos membros fundadores do Grupo HIS - Contemporâneo de Dança. Ganhador do Prêmio Estímulo da FUNCEB 2002 e Edital Quarta Que Dança 2003, recentemente atuou como Artista Residente na Paradise Valley Community College, ASU- Arizona State University e Companhias de Dança em Phoenix no Arizona e Columbia na Carolina do Sul. Participou como Coreógrafo no Dance in The Desert Festival, Nevada. 2006, Phoenix Experimental Arts Festival 2006 e 2007, Arizona. Aroldo trabalhou com nomes como: Ann Ludwig-AZ, Billbob Brown - MA, Angela Gallo- NY/SC, Jennifer Walker-NY, Frances Goritsas – Canadá e Iara Cerqueira- Brasil dentre outros.

Serviço: Workshop em Release Technique e Improvisação pelo método Forsythe

Público Alvo:O curso será destinado a dançarinos, coreógrafos, artistas circenses, atores e pesquisadores sobre o corpo

Onde: Two Heads Institut, Rua Democrata 21, Sobrado – Centro, Salvador, BA

Quando: 18, 20 e 21 de agosto das 18h30minh às 21h30minh. Inscrições á partir de 14 de Julho de 2009 até 17 de agosto de 2009

Quanto: até dia 03 de Agosto R$100.00 após essa data R$150.00

Realização: Grupo HIS-Contemporâneo de Dança

Apoio Cultural: Two Heads Institut

E-mail: his.contemporaneodedanca@gmail.com

Site: www.myspace.com/aroldofernandes ou www.myspace.com/his_contemporaneodedanca

Contato: Iara Cerqueira 71 8147-0093. Aroldo Fernandes 77 8822-1725

ESPECIALMENTE FALANDO......................






"O HIS possui uma estética que faz de sua dança um veículo de canalização de sensações, onde suas mensagens nos atingem primeiro não pelos olhos, mas pela pele, ossos, veias, líquidos internos. Fazendo tal observação reflito sobre o seu público. Era comum na saída de seus espetáculos, a platéia comentar sobre gostou e não gostou. Sentia uma certa introspecção geral dos expectadores. Sentia a necessidade que eles tinham de ter que ver mais uma vez para poder dizer o que achou ou sentiu. Como artista, amigo e fã dos componentes, eu já entrava no teatro predisposto a receber novas informações, novas sensações, novos movimentos, nova estética, dialéticas entre estilos, formas, mídias comuns, mas combinadas de forma especial em seus processos criativos".


CLÊNIO MAGALHÃES
COREÓGRAFO E BAILARINO

domingo, 19 de julho de 2009







O grupo HIS Contemporâneo de Dança desenvolve uma proposta de dança em que conjuga teoria e prática no entendimento de dança. O Grupo apresentou “Essencial Absoluto” (1999); “Quadros de um Discurso” (2000); “Solidão, solidões..(2001)”; “Neste verão as rosas são azuis” (2002); “Não precisas bater quando chegares” (2003); “todomomentâneo” (2006); “PROPOSIÇÕES” (2007) e “Partes sem roteiros(2008).


Foto:Vera Milliotti
Espetáculo Essencial Absoluto